Projetos tem começo, meio e fim. Tem objetivos a ser atingidos. Especificações. Nada novo, né? O problema é que muitos devs, ou mesmo a própria liderança, para por aí. Qual o propósito desse projeto? O que ele vai resolver no macro? Qual o papel dele na estratégia da empresa?
Especificações são frias. Alguém já analisou e definiu como tudo vai ser feito. Em alguns casos, esse alguém não tem contato nem com os usuários alvo desse projeto, muito menos com os devs que de fato o implementarão. Isso gera um gap de conhecimento, e principalmente, uma perda grande em possibilidades.
O defeito da especialização
A especialização vem aumentando de forma quase que exponencial, e a TI não é diferente. Antes tínhamos programadores, webmasters, hoje temos especialistas em PostgreSQL, ou desenvolvedores Laravel, profissionais de UX. Essa segmentação aumenta muito a qualidade do trabalho sendo executado, por outro lado, gera um distanciamento entre quem executa e quem utiliza.
Essa separação, por si só, não é a raiz de todo mal. Mas ela traz consigo, o desconhecimento. Se perde de vista o horizonte. Quem desenvolve já não sabe quem vai utilizar, qual é, realmente o problema a ser resolvido. E portanto, não consegue também, sugerir uma maneira diferente de resolver esse problema.
Quando se perde o cliente de vista, outro problema que surge é: qual o meu parâmetro de qualidade? Nesse momento surgem os tecnicistas. São profissionais focados completamente na qualidade técnica no trabalho. Ter um trabalho técnico de alta qualidade é desejável. Mas não deve ser mais importante que resolver o problema proposto. Programadores começam a desenvolver para programadores, e não para os clientes. O que gera uma outra gama de problemas, que não é o alvo deste texto.
Acredito que quase todos os desenvolvedores começaram tentando resolver alguns problemas próprios ou por mera curiosidade em resolver algum problema específico. Manter essa motivação é essencial para se ter uma equipe produtiva e objetiva. Quando temos um desenvolvedor isolado do seu “target”, é possível perder a motivação no trabalho, já que o valor no trabalho não é mais percebido com tanta facilidade.