Aurock

Todo desenvolvedor odeia… documentação

Qualquer pessoa que já participou de um projeto de pelo menos um ano já se deparou com a seguinte situação: uma mensagem (email, sinal de fumaça, pombo correio) chega pra você dizendo que a funcionalidade X deveria funcionar desse jeito e não daquele jeito. Quase como se você tivesse escrito a mensagem, se dá conta de que faz todo sentido. Realmente a aplicação deveria funcionar dessa maneira. Mas por que não funciona assim?

Como tudo é urgente, você faz a alteração e devolve a mensagem dizendo que tudo está corrigido e teremos um final feliz. Após algum tempo, erros acontecem, inconsistências aparecem e tudo vai abaixo. Depois de horas de debug e alguns fios de cabelo a menos, você se dá conta que não é possível o sistema funcionar da maneira que foi pedida por alguns motivos bastante específicos e a alteração precisa ser revertida.

O que aconteceu? Por que ninguém te avisou sobre essa limitação? Esse é o propósito da documentação. Assim como livros são uma maneira de estender seu conhecimento a outras pessoas (ou você mesmo no futuro), a documentação compartilha a sua experiência e de outras pessoas com quem vem depois.

Entender os motivos e variáveis de quando uma decisão foi tomada é importantíssimo para que situações como a nossa historinha não aconteçam. Documentar é uma forma de ser eficiente e evitar retrabalhos.

É importante ressaltar que não me refiro a documentação de usuário, nem a comentários de código ou exemplos de uso de APIs. Esse tipo de documentação, apesar de muito importante, tem propósitos bastante distintos.

Utilizar técnicas como ADRs (architectural decision recorda), Postmortems, release notes e até mesmo controles de versão, são maneiras de comunicar o objetivo do código e de suas mudanças.

ADRs, por exemplo, servem para comunicar decisões de arquitetura e domínio, como escolhas de stack, estratégias de integração e uso de bibliotecas e frameworks.

Já postmortems (prefiro AAR ou After Action Reports) servem para relatar intervenções necessárias. Problemas em produção, deploys mal sucedidos, funcionalidades canceladas e falhas completas. É importante analisar não só o problema mas também os motivos de ter acontecido. Gosto também de incluir ações preventivas, com foco em evitar que a situação volte a acontecer.

Por fim, pode ser chato e doloroso documentar, mas garanto que vai ser ainda pior no futuro, quando precisar e não tiver. E acredite em mim, você VAI precisar.

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

OUTROS POSTS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.