Normalmente, senioridade é sinônimo de experiência. Profissionais que já tem bagagem, já vivenciaram diversas situações no dia a dia do trabalho. Esses profissionais são capazes de reconhecer possíveis problemas, situações e oportunidades, tomar decisões que afetam grandes projetos e atingir ótimos resultados. Em resumo, um profissional produtivo, eficiente, autônomo e confiável.
Porém, viver não é suficiente. Estar presente durante projetos não faz de você, senior. Participar de muitos projetos não agrega, necessariamente, mais valor a um profissional. Acredito que a experiência, por si só, não é o que define senioridade.
Experiência nada mais é do que experimentar situações. Estar presente. Participar. Isso não basta para colocarmos o negócio de nossas vidas na mão de um profissional. O que procuramos é MATURIDADE.
Cortes de carne maturados são muito apreciados e normalmente mais caros que carne fresca. O motivo? São diferentes e dão mais trabalho para serem produzidas. Usando o mesmo paralelo anterior, carnes maturadas não só “existem” por um determinado tempo, isso é só envelhecer, Elas se transformam durante esse período, a partir de situações específicas, apurando o sabor, aumentando a maciez e agregando mais atributos.
Do mesmo modo, um bom profissional pode ter passado por diversos projetos, visto um grande número de situações diferentes. Mas só se torna senior quando é transformado por essas experiências. Quando aprende com elas, sejam erros ou acertos, confirmando hipóteses ou descartando idéias.
Julgar a senioridade pelo tempo em que está na posição é uma carteirada. Ter 10 anos de experiência, muitas vezes, significa ter vivido 10 vezes o mesmo ano, fazendo exatamente a mesma coisa, do mesmo jeito.
As retrospectivas em SCRUM tem exatamente esse papel. Infelizmente, a cerimônia se banalizou com o tempo, já que muitas pessoas faziam de qualquer maneira, sem planejamento, sem foco e sem cuidado. E cá entre nós, com frequências muito maiores do que deveriam.
Sempre que uma situação nova acontecer, reflita, entenda os motivos, as consequências e como poderia ter sido evitado, ou adiantado, quando sendo uma boa situação. Aprenda. Amadureça ao invés de envelhecer.