A mudança que vem tendo maior impacto na minha empresa não são as tecnologias. Claro que elas ajudam, e muito. Ganhamos produtividade,
Mas a maior mudança veio de começarmos a escrever. Anotamos as mudanças e alterações que pensamos. As ideias que discutimos. Os planos que fizemos. As decisões que tomamos. Os problemas que encontramos e sua solução.
Enfim, passamos para o “papel” quase tudo que é possível.
O objetivo não é ser só mais um processo, mais uma obrigação mas sim mais uma ferramenta. Utilizamos tudo de forma muito ativa, sempre consultando enquanto tomamos novas decisões e fazemos novos planos.
Lembra do que combinamos naquela reunião de planejamento do mês passado? Não preciso lembrar, tá anotado.
O que a gente fez quando aconteceu esse mesmo problema ano passado? Isso mesmo, tá anotado.
Não precisa ser burocrático. Não precisa ser super detalhado. Não precisa ser um compromisso em pedra. Não precisa estar formatado nas regras ABNT2, com capa e referências. É só expressar a ideia geral e as informações necessárias.
Qualquer ferramenta serve. Hoje em dia quase todas tem histórico de revisões e data automática. Porém, prefira algo online e fácil de compartilhar.
A documentação das situações não é o único benefício. O maior ganho vem da melhora muito grande na comunicação. Quando escrevemos, pensamos, conseguimos unir as ideias, tirar as coisas da cabeça e passar uma mensagem clara.
Essa prática rotineira faz com que você pense de maneira mais eficiente e se comunique muito melhor. Não importa se você tem 500 pessoas na empresa ou é sozinho. Você precisa se comunicar com outras pessoas. Quanto melhor você for nisso, mais resultado e menos problemas você vai ter.