Em muitas empresas, os desenvolvedores não são considerados nada mais do que trabalhadores “braçais”. Pessoas contratadas para digitar em um computador. Nada especial, apenas uma especie de “tradutor”, transformando as palavras do decisor em código. Nesses casos, a especilidade dos desenvolvedores é muito pouco aproveitada, podendo até ser julgado como um setor pouco produtivo ou desperdício de verba na empresa.
Um bom desenvolvedor faz muito mais do que só escrever código. Desenvolvedores são especialistas em resolver problemas, buscando as soluções que mais de adequam ao estado atual da empresa e seus objetivos. Além de poder, também, automatizar diversos processos, acelerando muito o fluxo e o funcionamento interno de uma empresa.
Entretanto, o maior benefício, é a inclusão dos desenvolvedores no processo e no dia-a-dia da empresa. Não só solucionar problemas já conhecidos, mas eles também podem encontrar novas oportunidades de melhoria. Processos que podem ser simplificados, melhorados e muitas vezes substiuidos por tecnologia.